Programa
Concessionária Que Queremos

É protagonizado por aqueles que estão no dia a dia de trabalho:
os colaboradores

Em 2018 todos os projetos de Gestão Ambiental do Instituto Barigüi foram reunidos e se transformaram em uma Política Ambiental única, com o intuito de padronizar as diretrizes de sustentabilidade nas unidades de negócio do Grupo Barigüi.
Como uma política sem engajamento não é suficiente para proporcionar bons resultados, foi criado o Programa Concessionária Que Queremos, para botar a mão na massa e requalificar o papel das concessionárias de veículos na busca pelo desenvolvimento sustentável.

O Programa Concessionária Que Queremos é protagonizado por aqueles que estão no dia a dia de trabalho: os colaboradores. A iniciativa permeia por todos os departamentos produtivos, estabelecendo melhorias,padronização, qualidade e respeito ao meio ambiente em todas as concessionárias de veículos do Grupo Barigüi.

COMO FUNCIONA?

1. Política Ambiental: Foi transformada em um Manual de Processos Ambientais, para orientar na implementação da gestão ambiental nas concessionárias, de acordo com a legislação ambiental vigente e os princípios de sustentabilidade do Grupo Barigüi.

2. Processo de Auditoria: É a verificação dos quesitos que estão no Manual de Processos Ambientais na prática, isto é, se a unidade se adequou às questões ambientais ou não.

3. Treinamento: Ao receber o Manual de Processos Ambientais, o gestor passa a ser orientado em como implementar a Política Ambiental em sua concessionária.

4. Premiação: É o reconhecimento dado aos gestores que se engajaram na implementação da Política Ambiental em sua concessionária. A premiação ocorre por sistema de pontuação, conforme resultado do Processo de Auditoria e pode ser Ouro, Prata ou Bronze.

5. Sustentabilidade: É o objetivo final do Programa Concessionária Que Queremos, tornar as concessionárias do Grupo Barigüi cada vez mais sustentáveis.

 

Graças ao Programa CONCESSIONÁRIA QUE QUEREMOS,
o Instituto Barigüi já destinou corretamente:

TODA A RENDA OBTIDA COM OS RESÍDUOS PASSÍVEIS DE COMERCIALIZAÇÃO É REVERTIDA AOS PROJETOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

De 2010 a 2017 o Instituto Barigüi
já reciclou nas concessionárias do Grupo Barigüi:

342 toneladas de sucata
equivalem
622 carros populares
Você Sabia?
Pneus
Nesse mesmo período foram recicladas 19 mil unidades de pneus.
Óleo
Mensalmente, o Instituto Barigui recicla em torno de 28.000 litros de óleo.
Cada peça do automóvel tem um jeito de reaproveitar
?

Como fazemos isso?

Com inovação em processos e sensibilização das pessoas.

Nós capacitamos gestores, treinamos os profissionais, criamos ilhas de descarte e processos logísticos eficientes para poder dar o destino correto de todos os tipos de materiais gerados pela atividade automotiva, inclusive aqueles que não são reciclados.

A sustentabilidade começa pela educação e termina em mudança de atitudes de todos os envolvidos nos processos. Sem o apoio das pessoas não existe trabalho ambiental. Por isso, além de capacitar, buscamos sempre inovar.

Encontre seu CEP

X